Gostou do artigo? Compartilhe!

Hepatites

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Hepatite

O que é a hepatite?

É a inflamação dos hepatócitos, que são as células do fígado.

O que causa a hepatite?

A hepatite pode ser causada por alguns vírus hepatotrópicos, que são os vírus A, B, C, D e E. Existem outros vírus que provocam hepatite com menor frequência, que são os vírus da rubéola, febre amarela, sarampo, varicela, citomegalovírus, Epstein-Barr, herpes simples.

Existe também a hepatite auto-imune, que causada por auto-anticorpos.

O uso abusivo de drogas, como paracetamol, metildopa, metotrexato. Além de muitas ervas (como a valeriana, confrei, kava-kava, sene, chá verde, cáscara sagrada, entre outras).

Outro causador de hepatite muito comum em nossa sociedade é o uso excessivo de álcool.

Quais os sintomas da hepatite?

Os sintomas variam. Geralmente é assintomático. Mas pode cursar com sintomas inespecíficos, como cefaleia, astenia, rash cutâneo, febre baixa, linfonodomegalia, dor articular. Como também podem apresentar náusea, vômito, icterícia (coloração amarelada da pele, olhos e mucosas), colúria (urina cor de coca-cola), acolia fecal (fezes brancas), coceira na pele, dor muscular. O fígado pode aumentar de tamanho e gerar dor na sua topografia.

Como é feito o diagnóstico?

A suspeita é clínica. Mas confirmado por exames laboratoriais de sangue para avaliação de função hepática, e sorologias para determinar a causa. Avaliar uso de chás, álcool e medicações em excesso.

Como evitar a hepatite?

A hepatite A e E é evitada com medidas de saneamento básico. Usar água filtrada ou fervida, lavar bem as mãos após as evacuações, lavar bem os alimentos! Sua transmissão é fecal-oral.

As hepatites B, C, D são transmitidas por contato com sangue, urina, fezes. Como evitar? Tendo seu próprio material para manicure. Utilizando preservativo durante relação sexual. Utilizando luvas, máscara, óculos aos manusear fômites.

Não se auto-medicar! Ingerir bebida alcoólica com moderação!

E não achar que todo chá só traz benefícios...

OBS.: Se receber a hipótese diagnóstica de hepatite ou a confirmação do diagnóstico, procure um gastroenterologista ou hepatologista para prosseguir com seu acompanhamento. Alguns vírus podem cronificar e evoluir para cirrose hepática. O uso abusivo de álcool é uma causa importante de cirrose hepática!

OBS.2: Solicite ao seu médico a sorologia das hepatites B e C. Quando crônicas, possuem tratamento.

Autor: Lilian F. C. Brazil Barboza (Gastroenterologista).

Autor

Dra Lilian Ferreira Coelho Brazil Barboza

Dra Lilian Ferreira Coelho Brazil Barboza

Gastroenterologista

Graduação em Medicina no(a) UNESA.