Gostou do artigo? Compartilhe!

Diarréia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Diarréia

 

O que é diarréia?

É a eliminação de fezes pastosas ou aquosas, acima de 3 evacuações por dia. Pode cursar com desidratação.

 

Qual a duração da diarréia?

A diarréia é classificada em aguda, subaguda e crônica.

AGUDA: até 14 dias (< 2 semanas);

SUBAGUDA: entre 15 e 28 dias (3-4semanas);

CRÔNICA: acima de 28 dias (> 4 semanas).

 

Quais as causas da diarréia?

A diarréia tem diversas causas. São elas: vírus, bactérias, uso de medicações, parasitoses intestinais, intolerâncias alimentares, disfunção pancreática, disfunção tireoidiana, câncer de cólon e doença inflamatória intestinal.

 

Como evitar a diarréia?

Deve-se sempre ter cuidado no preparo de alimentos, higienizando e cozinhando bem. Fever água, se não tiver filtro em casa. Lavar bem as mãos quando chega em casa, antes de alimentar-se, após utilizar o banheiro. Dar preferência por produtos industrializados na rua, em viagens. Evitar alimentos que contenham ingredientes que estraguem com facilidade, como maionese, laticíneos, principalmente se ficarem expostos ao calor. Se possível consuma alimentos que confie na procedência.

 

Como é feito o diagnóstico da diarreia?

O diagnóstico depende da característica das fezes, dos sinais de alarme, do tempo de evolução. Cada caso terá uma conduta traçada pelo médico.

 

Como tratar a diarréia?

O principal é hidratar-se após cada evacuação. Evite ingerir medicações que interrompam a diarréia (Imose ₢) antes de procurar atendimento médico! Quando você “interrompe” uma diarréia bacteriana, pode agravar a infecção.

 

IMPORTANTE:

Se a diarréia vem acompanhada de sangue, pus, muco, restos alimentares; se estiver associado a perda de peso ou intercalando com constipação (prisão de ventre), procure um médico!

Autor: Lilian F.C. Brazil Barboza (Gastroenterologista)

Autor

Dra Lilian Ferreira Coelho Brazil Barboza

Dra Lilian Ferreira Coelho Brazil Barboza

Gastroenterologista

Graduação em Medicina no(a) UNESA.